Pães e assados

Pizza Enrolada

A receita original é do Giallo Zafferano e chama Pizza Stromboli. Ela deveria ser um “rocambole”, mas a minha forma é menor que a massa, aí ficou com essa cara de “ferradura”. A apresentação não é lá essas coisas, mas ficou bom .

  • 300ml de água
  • 20 g de óleo / azeite
  • 4g de fermento biológico (o de envelopinho)
  • 500g de farinha
  • 10g de sal
  • 1 colher se sopa de malte (ou açúcar)
  1. Misture a farinha e o fermento seco
  2. Misture à parte a água, açúcar, óleo e sal e acrescente a farinha.
  3. Sove até ficar macia, coloque numa tigela coberta com película e deixe pelo menos 2 horas no forno, com a luza acesa.
  4. A massa deve dobrar de tamanho, então abra – pode ser esticando ou com um rolo – formando um retângulo de 50x45cm.
  5. Espalhe o recheio (usei molho de tomate, presunto e muzzarella*) no retângulo, deixando uma borda.

Passe água na borda e enrole cuidadosamente. Deixe crescer mais uma ou duas horas.

Passe azeite na massa e coloque para assar em 180ºC por cerca de uma hora.

* Recuso-me a escrever a muzzarela com ç. Fica rançosa. A minha vai ter sempre dois esses ou dois zês, Sei que pode parecer que sou metida à besta (usando zz) ou antiquada / sem seguir regras de português (ç), mas pelo menos a receita não fica rançosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *